EJA – 2º ano – Escola Renê Rodrigues de Moraes

3-Relevo Terrestre

3 – EJA2 – Relevo Terrestre

Nos texto anteriores verificamos que as estruturas geológicas correspondem a composição rochosa da crosta terrestre, já o relevo se refere às formas como a estrutura geológica se apresentam na superfície.

A Geomorfologia é a ciência que estuda as formas do relevo e os processos que envolvem a sua origem, a transformação e evolução.

Formas de Relevo – há quatro formas fundamentais de relevo, isto é, como as estruturas geológicas se apresentam na superfície: são as cadeias de montanhas, os planaltos, as depressões e as planícies.

Agentes Internos e Agentes externos – as quatro formas fundamentais de relevo citadas tem sua origem, transformação e evolução como o resultado da ação de forças ou agentes internos e externos, que atuam simultaneamente.

Agentes internos (endógenos)– são processos estruturais que atuam de dentro para fora da Terra, modificando o relevo (a superfície), por exemplo, o tectonismo – movimento das placas tectônicas, o vulcanismo – o magma que chega a superfície, e os simos – terremotos e abalos sísmicos.

Agentes Externos (exógenos)– são agentes que esculpem (modificam) o relevo terrestre continuamente através de processos erosivos, são agentes exógenos, os rios, as chuvas, as geleiras, os oceanos,os ventos, as mudanças de temperaturas e os seres vivos, principalmente o ser humano.

O Processo de Erosão – é um processo que se completa em três etapas, tem início com a desagregação da rocha (intemperismo), o transporte dos sedimentos , e a sedimentação ou acumulação, nas partes mais baixas da superfície.

3 – EJA2 – Relevo Terrestre – Ativando o Conhecimento

1 – Diferencie estrutura geológica do relevo.

2 – Qual a aplicação da ciência geomorfologia no estudo do relevo ?

3 – Quais são as principais formas como as estruturas se apresentam na superfície, isto é, o relevo ?

4 – Como ocorre a origem, transformação e evolução dessas formas do relevo ?

5 – Como atuam os agentes endógenos (internos) na modificação do relevo ?

6 – Relacione os agentes internos (endógenos) modeladores do relevo.

7 – Qual o processo de atuação dos agentes externos (exógenos) ?

8 – Relacione os agentes exógenos

9 – Quais  as etapas do processo de erosão.

10 – Explique o significado de intemperismo.

O tema Rubric Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: